quarta-feira, 28 de março de 2007

Deixe-se vaguear por aquilo que o preocupa....



Bela ilustração para a minha querida psicologia...Bem dito sejas tio Freud!! :) Grande carola..Sinto vontade de dedicar alguma escrita à minha grande paixão, como é bom encontrar nela sempre uma resposta, uma explicação, uma saida..para sair do meu buraco escuro!! A imagem ilustra bem o nosso trabalho.. uma "arte" de cuidados para a "alma". As pessoas são responsáveis pelas suas dificuldades emocionais, logo podem fazer algo relativamente a elas... Na realidade nunca vi ninguem ir ao psicologo porque estava bem... mas também somos muito mais do que sacos de lixo...e que sorte conseguirmos fazer a sua reciclagem!!! Colocar psicologia em pratica, que tarefa apaixonante, escutar...........permitindo que cada um se deixe vaguear por aquilo que lhe preocupa...e chegar ao fim..e conseguir simplesmente..aceitar e abraçar o nosso sofrimento e muito mais do que isso..tranformá-lo dando lugar apenas e somente a uma experiencia. Dar sentido ao que sentimos, aceitar que não temos um corpo mas que também somos corpo e que nele tudo se manifesta, indissociáveis...ja lá vai a época do dualismo cartesiano..somos um só!! E mesmo assim..tantas vezes nos sentimos incompletos..."os homens não se perturbam pelas coisas em si, mas pelas representações delas".. Não duvidem!!! A dor...a dor emocional, a dor psicológica, a dor que se manifesta no corpo..que aperta o coração, embrulha o estômago, causa enxaquecas..fascinante como tudo de repente passa po soma..e aparentemente...não conseguimos controla-la..Pois é nestes momentos, que devemos acompanhar o sofrimento, não tirar a pessoa do sofrimento, mas ajudá-la a dar significado ao seu sofrimento. Não sei como será o meu futuro como psicóloga, aliás nesta fase estou eu a ser levada..a deixar vaguer-me por aquilo que me preocupa..como é fascinante entar na outra dimensão, olhar para dentro de mim, ir ao fundo...que mergulho alucinante..um desafio...mas o maior desafio mesmo é perceber e conhecer a nossa capacidade de desafio.. e quando se regressa, bem...quando se regressa ha sempre a certeza que ha menos uma ferida a sangrar..esta simplesmente reparada!! Leva tempo, é mesmo para puxar pela cabecinha e digo-vos: muitas vezes de la saio que nem uma autentica zoobie mas vale mesmo a pena!!! Quando ha tensão não ha sensação e sem sensação não ha emoção e desta forma é impossivel saber quem somos. Cada vez mais defendo a importancia de um espaço, um espaço mental onde possamos elaborar tudo o que "nos vai na alma", donde a minha auto suficiencia passa claramente por "me colocar nas mãos de alguem" para me ajudar.. Não fiquem à espera de olhar para a escuridão e esperar que a luz se acenda, é preciso deitar a casa abaixo e construir outra no lugar desta!!! Bejos pa voces todos que partilham desta minha paixão!! Como será bom ser psicóloga....

7 comentários:

mulherazul disse...

Cuco, mais uma vez é curioso eu também tenho esta imagem registada no meu dossier nunca a uzei , nunca tive texto para ela. bhaaa bravo tu conseguiste quanto a psicologia bem eu uso a minha pouca ou nula psicologia para compreender os meus filhos e digo-te é pano para mangas como o "popular" costuma dizer. É com certeza um trabalho fascinante perceber actos todos os porques MAS nem tudo é psicologia e há coisas que ninguém pode explicar, não concordas?..

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
mulherazul disse...

desculpa lá anonimo mas sinceramente se m quizeres mandar para algum lado manda-me directamente,não no espaço dos outros e kem és tu? e o k fiz para receber este desagrado, boa tarde e para proxima tenta ser um mal educado com mais moral.

Anónimo disse...

Atacar alguém sem se assumir é um acto de pouco discernimento, essas bolhinhas, deviam ser bolhonas no sangue. Preocupe-se em comentar o blog e não em ser mal educado com quem não conhece.

Anónimo disse...

Vaguear com o que nos preocupa é algo que fazemos todos os dias sem excepção. Vaguear com o que nos faz feliz é algo que fazemos por momentos e ainda assim por vezes em simultaneo com as nossas aflições. Agora deixá-las sobrepor à energia que nos levita desde que nos levantamos, andamos, e dormimos é o erro que nos faz perder mais tempo desnecessário. Vive, não um dia de cada vez mas sim o momento de cada vez, para poder saborear, degustar cada fruto das nossas vivências, sejam elas ou más. temavondo

amor,liberdade e solidão disse...
Este comentário foi removido pelo autor.