
Pode-se prometer acções, mas não sentimentos, pois estes são involuntários. Quem promete a alguém amá-lo sempre, ou odiá-lo sempre, ou ser-lhe sempre fiel, promete algo que não está em seu poder; mas o que pode perfeitamente prometer são aquelas acções que, na verdade, são geralmente as consequências do amor, do ódio, da fidelidade, mas que também podem emanar de outras razões, pois a uma acção conduzem diversos caminhos e motivos. A promessa de amar sempre alguém significa, portanto: enquanto eu te amar, manifestar-te-ei as acções do amor; se eu já não te amar, pois, não obstante, receberás para sempre de mim as mesmas acções, ainda que por outros motivos. De modo que a aparência de que o amor estaria inalterado e continuaria sendo o mesmo permanece na cabeça das outras pessoas. Promete-se, por conseguinte, a persistência da aparência do amor, quando, sem ilusão, se promete a alguém amor perpétuo.
Friedrich Nietzsche, in 'Humano, Demasiado Humano'
Grande pensador, sempre admirei a sua forma de expor o resultado das suas reflexões e observações...Parece-me que desta vez também existe muito de verdade no que fala relativamente às promessas...Embora, exista o outro lado da "moeda", e julgo que em especial para nós mulheres escutar "promessas" de amor eterno da pessoa com quem partilhamos a vida e a quem amamos é algo de grande importância para além de transmitir segurança...embora saibamos que tudo um dia pode terminar...Seja como for...enquanto se ama então que seja de forma sincera, sentimento e acções em sintonia, somos felizes, fazemos felizes a quem nos ama?? Então vivemos em paz...e conseguimos, com certeza, resolver todas as outras adversidades da vida com maior segurança e confiança, afinal tudo começa e acaba no coração :)
Bom fim de semana!!!!
14 comentários:
Olá!
Obrigada pela visita e comentário no meu blog.
Olha, penso que não complicar as coisas, será o melhor caminho.
E penso que o Amor é algo grandioso demais, para se confinar a uma simples teoria...
Muitos raios do meu Sol!!!
Taí, uma coisa que me surpreenderia, e me deixaria certo, como já sou, de que tudo pode aconter e reacontecer, nas mesmas circunstância, seria ver um sol da meia noite. Mas há um que veio no seu jeito codificado e aqueceu a minha alma, quando atendeu o meu reclame de sua presença.
Obrigado por teres me visitado. Espero que à frente sejamos bons amigos.
Adorei o texto.
Um beijo
Naeno
Um tema pertinente 'PROMESSAS'.
Quem promete, espera sempre receber algo em troca. E se não receber, a promessa deixa de ter valor.
Mas há outro tipo de promessas (e essas ninguém sabe), a promessa que fazemos a nós próprios. Estas são mais complexas, e deixo à tua imaginação o que poderão ser.
Fica bem.
E a felicidade juntinho de ti.
Manuel
Sim, para nós mulheres, ouvir uma promessa significa muito. significa demais.
Se prometes amar.me sempre, é porque me amas, de facto, hoje, de forma sincera e verdadeira. Quem não sonha com esse amor, puro, verdadeiro, honesto...?
Mas é mais fácil prometer o amanhã, as acções que farei amanhã. E amanhã, e amanhã...
E depois do amanha, o sempre.
Um beijinho*
olha concordo plenamente :D
No amor não há promessas...amar porque sim e isso basta...
Pareceram-me muito certas as palavras, sobretudo as tuas. Apesar do que diz Nietzsche gosto de pensar que se pode amar para sempre.
Um beijinho e bom Domingo.
Nietzshe é sem dúvida um dos meus pensadores preferidos, por isso o cito tantas vezes. É bem verdade isso das promessas. Tudo é regido pela temporalidade, tudo é fruto do momento. Mas sabes, eu ainda acredito que o verdadeiro e genuíno amor é aquele que é único e pode durar uma vida. O que achas disto?
Bjs. Boa semana.
Acho que as promessas de amor são totalmente diferentes de quaisquer outras... São especiais, são promessas que mesmo que não se tenha a certeza que se possam cumprir, sabe bem faze-las e ouvi-las, porque são feitas com amor...isto quando são sinceras!!
Beijocas
veritas:
tal como tu, tb eu acredito no verdadeiro amor e acredito que realmente esse pode mesmo ser para sempre!! Se bem que com tanto divorcio a acontecer, com tantas brigas nos casais, tanta dependencia confundida com amor...que inevitavelmente poderá-se sentir o verdadeiro amor ameaçado!! percebes? mas felizmente que o verdadeiro amor existe, não é ilusão e que pode durar para sempre, felizes daqueles que conseguem amar e experenciaram ou experenciam o amor puro e genuino....boa semana, bejos e obrigada por aqui passaras és sempre bem vinda :)
...sincronicidade...é a palavra chave.
Concordo contigo...há para aí muita dependência confundida com amor e é grave que às vezes as pessoas se juntem apenas por medo da solidão, acabando assim por causar sofrimento umas às outras.
Bjs. Boa semana.
"Que o amor seja infinito enquanto dure"
Vinicius de Moraes
Gostei do extracto e da tua reflexão.
Beijinhos embrulhados em abraços
voltei mas logo venho cá com mais tempo mas sabes... o girassol é a minha flor preferida, jokinha.
Enviar um comentário