sexta-feira, 10 de agosto de 2007

Um pouco sobre arte e cultura indígena...


A arte mistura-se com vida quotidiana, a pintura corporal, por exemplo, é um meio de distinguir os grupos em que uma sociedade indígena se divide, como pode ser utilizada como enfeite. A tinta vermelha é extraída do urucum e a azul, quase negro, do jenipapo. Para a cor branca, os índios utilizam o calcário. Os trabalhos feitos com penas e plumas de pássaros constituem a arte plumária indígena.
Alguns índios realizam trabalhos em madeira. A pintura e o desenho indígena estão sempre ligados à cerâmica e à cestaria. Os cestos são comuns em todas as tribos, variando a forma e o tipo de palha de que são feitos. Geralmente, os índios associam a música instrumental ao canto e à dança.
A concepção de “decoração corporal” não representa uma peculiaridade restrita aos sobrenaturais e aos humanos, mas refere-se a outros componentes do universo indígena – artefatos, animais, vegetais, espíritos, entidades míticas -, conformando um recurso visual que lhes propicia especificidade e identidade. Nesse sentido, a função da “decoração” é a de um veículo capaz de aguçar a percepção classificatória para a conveniente ordenação do universo. (Bezerra de Menezes, 1983).
Hoje deixo por aqui algumas curiosidades sobre este povo, de longa história, de tradições enraizadas e de grande beleza!
Bejos e abraços...

4 comentários:

Sol da meia noite disse...

O Mundo, costuma-se dizer que é pequeno.
Mas as maneiras de estar na vida são muitas...
Estranho pensarmos que no momento em que vivemos de determinada maneira, existem povos, no mesmo mundo, que vivem de maneira completamente diferente.
Enquanto vemos o mundo e a vida por um ângulo, há quem veja por outro completamente diferente.

Bonito post!
Muitos beijinhos!!!

Sei que existes disse...

Obrigada por esta interessante partilha de informação!
Beijocas

veritas disse...

E é bom partilhar, porque este é um assunto que não domino.

Bjs. Boa semana.

mulherazul disse...

Sim já sabia, mas eu axo tudo isto mágico, muito natural, alias é isso que mais aprecio, neles. a ligação que els ainda tem com a terra agua e fogo, esta minha estadia na montanha, fez-me ver como as pessoas são felizes, só pode ser por estarem imunes a poluição, barulhos industriais. beijoca