sábado, 4 de agosto de 2007

o que se pode prometer....


Pode-se prometer acções, mas não sentimentos, pois estes são involuntários. Quem promete a alguém amá-lo sempre, ou odiá-lo sempre, ou ser-lhe sempre fiel, promete algo que não está em seu poder; mas o que pode perfeitamente prometer são aquelas acções que, na verdade, são geralmente as consequências do amor, do ódio, da fidelidade, mas que também podem emanar de outras razões, pois a uma acção conduzem diversos caminhos e motivos. A promessa de amar sempre alguém significa, portanto: enquanto eu te amar, manifestar-te-ei as acções do amor; se eu já não te amar, pois, não obstante, receberás para sempre de mim as mesmas acções, ainda que por outros motivos. De modo que a aparência de que o amor estaria inalterado e continuaria sendo o mesmo permanece na cabeça das outras pessoas. Promete-se, por conseguinte, a persistência da aparência do amor, quando, sem ilusão, se promete a alguém amor perpétuo.



Friedrich Nietzsche, in 'Humano, Demasiado Humano'


Grande pensador, sempre admirei a sua forma de expor o resultado das suas reflexões e observações...Parece-me que desta vez também existe muito de verdade no que fala relativamente às promessas...Embora, exista o outro lado da "moeda", e julgo que em especial para nós mulheres escutar "promessas" de amor eterno da pessoa com quem partilhamos a vida e a quem amamos é algo de grande importância para além de transmitir segurança...embora saibamos que tudo um dia pode terminar...Seja como for...enquanto se ama então que seja de forma sincera, sentimento e acções em sintonia, somos felizes, fazemos felizes a quem nos ama?? Então vivemos em paz...e conseguimos, com certeza, resolver todas as outras adversidades da vida com maior segurança e confiança, afinal tudo começa e acaba no coração :)

Bom fim de semana!!!!

14 comentários:

Sol da meia noite disse...

Olá!
Obrigada pela visita e comentário no meu blog.

Olha, penso que não complicar as coisas, será o melhor caminho.
E penso que o Amor é algo grandioso demais, para se confinar a uma simples teoria...

Muitos raios do meu Sol!!!

Naeno disse...

Taí, uma coisa que me surpreenderia, e me deixaria certo, como já sou, de que tudo pode aconter e reacontecer, nas mesmas circunstância, seria ver um sol da meia noite. Mas há um que veio no seu jeito codificado e aqueceu a minha alma, quando atendeu o meu reclame de sua presença.

Obrigado por teres me visitado. Espero que à frente sejamos bons amigos.
Adorei o texto.

Um beijo
Naeno

DE-PROPOSITO disse...

Um tema pertinente 'PROMESSAS'.
Quem promete, espera sempre receber algo em troca. E se não receber, a promessa deixa de ter valor.
Mas há outro tipo de promessas (e essas ninguém sabe), a promessa que fazemos a nós próprios. Estas são mais complexas, e deixo à tua imaginação o que poderão ser.
Fica bem.
E a felicidade juntinho de ti.
Manuel

Indisponível disse...

Sim, para nós mulheres, ouvir uma promessa significa muito. significa demais.
Se prometes amar.me sempre, é porque me amas, de facto, hoje, de forma sincera e verdadeira. Quem não sonha com esse amor, puro, verdadeiro, honesto...?

Mas é mais fácil prometer o amanhã, as acções que farei amanhã. E amanhã, e amanhã...
E depois do amanha, o sempre.

Um beijinho*

Mónica disse...

olha concordo plenamente :D

DairHilail disse...

No amor não há promessas...amar porque sim e isso basta...

redonda disse...

Pareceram-me muito certas as palavras, sobretudo as tuas. Apesar do que diz Nietzsche gosto de pensar que se pode amar para sempre.
Um beijinho e bom Domingo.

veritas disse...

Nietzshe é sem dúvida um dos meus pensadores preferidos, por isso o cito tantas vezes. É bem verdade isso das promessas. Tudo é regido pela temporalidade, tudo é fruto do momento. Mas sabes, eu ainda acredito que o verdadeiro e genuíno amor é aquele que é único e pode durar uma vida. O que achas disto?

Bjs. Boa semana.

Sei que existes disse...

Acho que as promessas de amor são totalmente diferentes de quaisquer outras... São especiais, são promessas que mesmo que não se tenha a certeza que se possam cumprir, sabe bem faze-las e ouvi-las, porque são feitas com amor...isto quando são sinceras!!
Beijocas

amor,liberdade e solidão disse...

veritas:
tal como tu, tb eu acredito no verdadeiro amor e acredito que realmente esse pode mesmo ser para sempre!! Se bem que com tanto divorcio a acontecer, com tantas brigas nos casais, tanta dependencia confundida com amor...que inevitavelmente poderá-se sentir o verdadeiro amor ameaçado!! percebes? mas felizmente que o verdadeiro amor existe, não é ilusão e que pode durar para sempre, felizes daqueles que conseguem amar e experenciaram ou experenciam o amor puro e genuino....boa semana, bejos e obrigada por aqui passaras és sempre bem vinda :)

José Manuel Dias disse...

...sincronicidade...é a palavra chave.

veritas disse...

Concordo contigo...há para aí muita dependência confundida com amor e é grave que às vezes as pessoas se juntem apenas por medo da solidão, acabando assim por causar sofrimento umas às outras.

Bjs. Boa semana.

sonhadora disse...

"Que o amor seja infinito enquanto dure"
Vinicius de Moraes

Gostei do extracto e da tua reflexão.


Beijinhos embrulhados em abraços

mulherazul disse...

voltei mas logo venho cá com mais tempo mas sabes... o girassol é a minha flor preferida, jokinha.