terça-feira, 22 de maio de 2007

A mentira...

Muito haveria a falar sobre a mentira...sobre a sua génese, sobre o seu percurso na vida das pessoas, os seus efeitos e onde nos leva...provavelmente para muito longe...Nada de novo: a mentira destrói a verdade...O que se esconde atrás de uma, duas ou várias mentiras?? Não haverá muito provavelmente ninguém no mundo que nunca tenha mentido, afinal conhecemos o seu significado porque já a vivênciamos, experiênciamos e com certeza colocamo-la em pratica!!
Não pretendo tranformar este texto em nenhum manual de (des) aprender a mentir, simplesmente acho uma questão curiosa, e pensando nela em profundidade, percebo que os principais protagonistas da mentira são as principais vítimas delas próprias... Da pouca experiência que tenho, chego à conclusão que de facto, aquela máxima vai bater no sítio certo "não me estás a mentir a mim, estás a mentir a ti próprio"... simplesmente porque esta leva cada um de nós para longe, longe da realidade, longe da verdade, longe das pessoas...destrói a verdade, e é a verdade que sustenta as relações saudáveis, sejam elas de que tipo for... A máscara que esconde o que se é, o que realmente se é...denota medo...talvez...quando não nos aceitamos ou rejeitamos os nossos modos de acção, então...bem... então recorre-se à mentira!!! Com certeza que se será muito melhor a mostrar os nossos defeitos, as "nódoas", os "podres", do que a ser-se algo que na verdade não existe, é uma representação, uma fantasia de ideal...mas na VERDADE não existe!!! A verdade alivia mais do que magoa. E estará sempre acima de qualquer falsidade como o óleo sobre a água...bejos e abraços

4 comentários:

mulherazul disse...

Realmente quando és tu próprio que acreditas nas tuas mentiras, chegas a um ponto que não sabes bem quêm és. Claro que será muito mais dificil cresceres, na tua realidade. detesto a mentira mas por vezes tenho que o fazer, quando me mentem mais que uma vez o que acontece infelizmente eu perco a total confian4a nessa pessoa e não acredito numa palavra. Consigo mesmo assim, agora dar uma 5° chance alguém, que tenha essa maneira de viver, destorcer completamente a verdade. É muito dificil, por exemplo explicar ao meus filhos que mentir não é solução.

Anónimo disse...

Mentir é feio!Mas quem nunca mentiu?!Mas para se mentir é preciso arte e boa memória...porque atraz de uma mentira tem que vir uma,outra e mais outra e assim começa um novelo sem fim...Depois também há várias categorias de mentiras,as q servem para não magoarmos alguem,as que inventamos pra nos safarmos de alguma,e há a mentira compulsiva,aquela em que quem mente já não distingue qual a sua realidade e então vive num mundo de falsidades!!!Por isso e para não haver pesos de consciência o melhor e também mais dificil é tentarmos ser sempre nós,para não cairmos numa teia!Beijocas LINDA :)

Pirata das Berlengas disse...

Cara "Amorliberdadeesolidão" deixei comentários nos seus dois posts seguintes. Por favor vá ver. Cumprimentos do

Pirata

Anónimo disse...

é amiga!
vamos passar a dizer verdades a sorrir,
áqueles que nos mentem a sério...

Bejos
Rui